sexta-feira, 13 de junho de 2014

Feijoada à Brasileira


Receita de Feijoada à Brasileira
Receita de um amigo brasileiro. Não é fácil de fazer mas já faz crescer água na boca. Quem se aventurar a fazer esta receita que comente como ficou.

Ingredientes:
1 kg feijão preto
1 costela de porco salgada
1 kg de carne de porco salgada
1 kg de carne seca
1 kg de paio
1 kg de linguiça portuguesa
1 kg de linguiça calabresa fumada
1 kg de costela de porco fumada
2 pés de porco salgados
3 rabos de porco salgados
250 gr de bacon
2 molhos de couve
2 molhos de cheiro de ervas verdes
2 pimentas vermelhas
2 cebolas
2 tomates maduros
3 folhas de louro
4 dentes de alho

farinha de mandioca crua

Preparação:

Picar as carnes (carne-seca e carne de porco) em pedaços de mais ou menos 10 a 15 cm. Picar as costelas, a salgada e a defumada, seguindo as ripas e cortar em dois pedaços cada uma. Picar os pés em quatro pedaços Picar os rabos em pedaços de 7 a 15 cm (não precisa medir. As linguiças deverão ser fatiadas em rodelas, retirar antes a pele.
Lavar as carnes em água corrente e cozinhar, separadas a carne seca e a costela defumada, em bastante água.
Carne seca: 40 minutos de panela de pressão.
As demais: carne de porco, costela salgada, 20 minutos. Pés e rabos podem ser cozidos juntos, por 20 minutos. A costela defumada deve ser cozida separadamente por 20 minutos.
As linguiças (calabresa, portuguesa e paio) podem ir juntas ao fogo, já cortadas, numa panela tapada, com dois copos d'água, e cozidas por 15 minutos.
Depois de tudo cozido, carnes, rabos, pés, costelas e linguiças, escorrer a água do cozimento, e reservar tudo.
Experimentar o sal das carnes, deverá ter saído com o cozimento. Se não saiu, dar mais uma fervura, que feijoada sem sal tem jeito de consertar, mas salgada é caso perdido.
Feijão: lavar e cozinhar o dito cujo em panela de pressão por 25 minutos. Vai ficar meio duro, mas não se preocupe com isso.
Juntar tudo numa panela grande.
Carnes, linguiças e feijão, acrescente dois litros de água fervente. E deixe cozinhar por 30 minutos. Mexer de vez em quando para não queimar no fundo. Durante a cozedura, o caldo deverá engrossar (isso depende do feijão, feijão velho não dá bom caldo). O feijão e as carnes amolecerão, chegarão ao ponto.
Retirar uma cuia de caldo para fazer o molho, e reserve no canto da pia.
Preparar o tempero da feijoada: alho picado, frito na gordura do bacon (do qual você já fez um torresmo), cebola dourada na mesma gordura, e jogue tudo no panelão.
Acrescentar o louro, deixar apurar um pouco e meter lá o cheiro verde picado. Tá pronta a feijoada, a consistência ideal é de lava vulcân ica.
Com os torresmos do bacon faça um farofa com farinha mandioca. A couve deve ser picada como fio de cabelo, fininha, e refogada de leve com gordura de bacon, um tico de sal para dar gosto, e é só.
Aquele caldo que você deixou de lado, vai virar molho: duas pimentas vermelhas picadas miudamente, cebola fininha, cheiro verde picadinho, tomate sem pele em cubinhos ridículos, misture tudo no caldo, e leve tudo pra mesa.

Arroz branquíssimo para contrastar com o feijão, e bom apetite.
Continuar a ler...
 

Ementa do Dia Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template In collaboration with fifa
Cake Illustration Copyrighted to Clarice