terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sopa de Caranguejo


INGREDIENTES:

2 kg de carne de caranguejo
1 colher (sopa) de caldo de limão 
2 litros de leite de coco 
1 molho grande salsa
1 molho grande de cebolinha verde 
1 molho grande de coentro 
2 cebolas grandes
1 kg de batatas médias 
1 xícara (chá) de azeite de oliva 
sal

PREPARAÇÃO:

Coloque a carne de caranguejo em uma peneira.  Molhe com bastante água corrente e escorra.  Regue com suco de limão e deixe pegar gosto por 10 minutos. Esquente o azeite de oliva e doure as cebolas batidinhas.  Acrescente o caranguejo, sal, cebolinha e coentro cortados miudinho. Refogue.  Separadamente, ferva o leite de coco com uma colher (sobremesa) de sal.  Misture bem o caranguejo refogado.  Cozinhe as batatas descascadas em água com 1 colher (sopa) de sal. Escorra e passe pelo espremedor.  Junte esse purê ao caranguejo, mexa bem e prove o sal.  Dê uma fervura rápida.  A sopa deve ficar em ponto de creme e não grossa demais.  Se houver necessidade, acrescente água quente até atingir o ponto desejado.
Continuar a ler...

Strogonoff de Camarões


INGREDIENTES:

1 kg de camarão
1 cebola raladas
2 colheres, das de sopa, de vinho branco seco
1 dente de alho socado
200 gr. de claybom
Algumas gotas de molho inglês
1 copo de creme de leite
1 colherinha, das de café, de ketchup
6 colheres, das de sopa, de água
1 lata de cogumelos
1 colher, das de sopa, de farinha de trigo
Sal
Pimenta-do-reino

PREPARAÇÃO:

Limpe os camarões e refogue com sal e 100 gr de claybom. Quando estiverem cozidos, tire da panela e reserve-os. Ponha mais 100 gr de claybom na panela, a cebola, o alho e deixe dourar. Acrescente os cogumelos e deixe corarem por um instante. Misture a água, o vinho, dissolva a farinha na mistura e despeje na panela, mexendo bem até encorpar. Acrescente o molho inglês, katchup, salsa picada e camarões. Deixe ferver, junte o creme de leite e abaixe o fogo. Quando estiver bem quente, tire e sirva, sem deixar ferver de novo. Sirva com arroz branco e batatinha palha.
Continuar a ler...

Muamba de Galinha à Moda da Tia Manela


INGREDIENTES:
3 colheres de sopa de azeite 
1 cebola grande picada 
4 beringelas cortadas aos quadrados 
4 courgettes cortadas aos quadrados 
1/2 Kg de quiabos cortados ás rodelas 
1 frango do campo ou galinha cortado aos bocados e temperado com sal 
2 colheres de chá de óleo de palma 
piri-piri

PREPARAÇÃO:

Colocar o azeite, a cebola, as beringelas e as courgettes num tacho e levar a lume brando mexendo para não pegar e até ficarem louros. Colocar o frango/galinha e deixar apurar, verificando sempre o molho. Quando o frango/galinha estiver cozido(a) adicionar as courgettes e esperar que cozam durante 10 minutos.  No final põe-se o piri-piri e o óleo de palma.  Acompanha com fubá (farinha de mandioca) e/ou arroz branco.  Para elaborar a fubá é necessário dissolver 2 colheres de sobremesa num pouco de água fria.  Adicionar mais 1 dl de água e levar ao lume brando para engrossar, mexendo sempre.  Serve-se frio.
Continuar a ler...

Bolo de Banana


INGREDIENTES:


6 gemas de ovos

6 claras

5 bananas

250 grs de manteiga

250 grs de açúcar

250 grs de farinha de trigo

2 colheres de sopa de leite

2 colheres de chá de fermento

Para o caramelo:

250 grs de açúcar

PREPARAÇÃO:

Primeiro faça o caramelo e barre com ele toda a forma (com chaminé). Corte as bananas em rodelas finas e forre toda a forma com elas. Bate-se muito bem o açúcar com a manteiga até ficar creme. Adicionam-se as gemas, batendo sempre, e a seguir o leite.  Junta-se a farinha misturada com o fermento, batendo mais um pouco. Bata as claras em castelo firme.  Junte as claras em castelo ao preparado, envolvendo bem com uma colher de pau, sem bater.  Leve ao forno médio a cozer cerca de 1 hora. Convém verificar.  Depois de cozido, desenforme.
Continuar a ler...
 

Ementa do Dia Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template In collaboration with fifa
Cake Illustration Copyrighted to Clarice